A prefeitura de Itabuna marcou para o próximo dia 1º de dezembro o recebimento das propostas para exploração do serviço de estacionamento rotativo no centro da cidade, também conhecida como “Zona Azul”. É aguardada a participação de empresas de todo o país, que deverão se submeter às exigências tecnológicas e operacionais definidas pela Setran e aplicadas pela comissão de licitação.

Uma delas é o controle eletrônico do tempo de uso da vaga por cada veículo, uma forma de garantir a agilidade no atendimento e a precisão do tempo de utilização do sistema, que deverá ser feito por meio de dados inseridos em computadores de mão.

De acordo com o secretário do Transporte e Trânsito, Wesley Melo, essa exigência não vai atingir o número de empregos que serão gerados pelo serviço. “A empresa vai necessitar da mesma quantidade de funcionários para operar os palm tops, como seria com o antigo sistema, na base do talonário. A diferença serão a agilidade e a confiabilidade das informações”.

O serviço é uma forma de organizar a distribuição das vagas, permitindo que um maior número de usuários possam utilizá-las, ao contrário do que vem ocorrendo hoje, com alguns motoristas se apropriando do espaço por todo o dia, em que pese a reclamação por se tratar de um serviço remunerado.