bacelarO vereador Ricardo Bacelar apresentou, recentemente, um projeto de lei que visa reduzir o número de roubos a clientes bancários, após a saída das agências – a chamada ‘saidinha bancária’. "Febre" nas grandes cidades, essa nova modalidade de assalto já está virando rotina também em Itabuna.

Normalmente, a ação dos bandidos começam com a observação da movimentação das vítimas, que utilizam o serviço de caixas eletrônicos, por exemplo. Em seguida, o indivíduo responsável por observar os clientes no interior da agência, se comunica com um comparsa – que se encontra no lado de fora – através de um celular e fornece todas as dicas sobre a futura vítima. Aí, é só escolher o local para mais um crime.

Para tentar coibir a "pesca" das ações da vítima pelo banddido, o projeto de lei prevê a implantação de biombos ou cabines nos caixas eletrônicos, onde os clientes estariam livres dos olhares alheios. Além disso, “a medida vai fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade para fazer suas transações bancárias com privacidade”, observa o vereador. 

O projeto de lei ainda está tramitando na Secretaria Parlamentar da Câmara de Vereadores, e ainda não tem data definida para ser encaminhado à apreciação do Plenário da Casa Legislativa.

Caso aprovado, o parlamentar acredita que a sanção do prefeito Capitão Azevedo ocorrerá sem maiores problemas. "É um grande benefício para a população, então, acreditamos na aprovação e na sanção do prefeito, para que se torne lei o mais rápido possível", finaliza Bacelar.