O vereador Solon Pinheiro (Solidariedade) protocolou esta semana, na Câmara de Itabuna, um pedido de providência ao Executivo, para obter esclarecimentos quanto ao plano de vacinação do município contra Covid-19. Ressalvando que tal imunização depende de autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ele enumera cinco pontos para os quais deseja o envio de explicações ao Legislativo.
Um deles é sobre a aquisição de seringas e agulhas; outro é quando a um eventual plano de aquisição de vacinas e se há um recurso específico para tal plano. O edil indaga, ainda, quanto à estrutura para armazenamento dos imunizantes e calendários de etapas e grupos específicos a serem vacinados.
O pedido é respaldado pela extensão da doença e o avanço na busca de vacinas capazes de inibir o tão temido coronavírus. O autor frisa sobre “a necessidade de haver um plano para vacinação da população itabunense, especialmente os considerados grupos de risco, como idosos e profissionais que atuam no enfrentamento à pandemia”.