A assessora do Departamento de Planejamento, Pesquisa e Informações Gerenciais (DPPIG) da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) atualizou, nesta segunda-feira (20), os números das matrículas na Rede Municipal de Ensino e os dados vêm se apresentando de maneira muito positiva, tendo atingido a marca de 17.090 vagas preenchidas. 

“Estamos compreendendo que o discurso aberto de que é importante resgatar a qualidade e a credibilidade da rede está surtindo um efeito sobre as pessoas nas comunidades e acreditamos que o caminho é exatamente esse: queremos que os pais entendam que os professores estão retomando o ano letivo com uma motivação a mais, que é o sentimento de carinho e respeito. Isso se reflete na sala de aula num movimento de retorno dos alunos que, porventura, tenha saído momentaneamente de nossa rede e, agora, estão retornando”, esclareceu a professora Nilmecy, apontando que o desafio para a Secretaria Municipal da Educação ainda não terminou.

Segundo ela, a meta é a de atingir 18 mil alunos até o final do mês de maio, e ainda criar as condições para combater a evasão escolar, diminuir os índices de repetência e aumentar os índices dos IDEB’s nas escolas. 

“Não queremos somente buscar novos alunos, queremos mantê-los e garantir que a escola onde ela está matriculado tenha uma boa qualidade de ensino. Os professores estão envolvidos nessa missão, junto com os diretores, junto com a prefeitura, e junto com toda a sociedade envolvida”, ratificou a secretária, apontando que, no mês de janeiro, os primeiros números registrados em pouco mais de 14 mil colocaram em estado de alerta todo o planejamento financeiro da SME para o ano de 2021. É a partir da quantidade de alunos matriculados na rede que o Ministério da Educação define os valores de repasses para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), verba utilizada para pagar principalmente os salários de professores e funcionários.  

As matrículas continuam sendo feitas nas secretarias das escolas e na Prefeitura de Itabuna. Informações completas podem ser obtidas pelo número de telefone (73) 3214 1474.