Com o objetivo de combater a venda ilegal de ingressos em estádios de futebol, crime previsto na lei 12. 299/2010 e no Estatuto do Torcedor, as delegacias de Defesa do Consumidor (Decon), e de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), ambas do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), prosseguem com a “Operação Brasileirão 2011”, deflagrada no mês passado.

De acordo com o delegado titular da Decon, Oscar Araújo, a operação contará com mais de 20 investigadores para coibir o crime de distribuição de ingressos por valor superior ao estampado no bilhete, para o jogo Bahia x Botafogo, que acontecerá no próximo domingo (10), no Estádio de Pituaçu. “Por enquanto destinada a eventos esportivos, esta operação deverá ser estendida em breve a eventos culturais, como shows e espetáculos teatrais”, informa o delegado.

No lançamento da operação, em 29 de junho, mais de 40 de cambistas foram abordados antes do jogo Bahia x Corinthians, e tiveram os ingressos que pretendiam comercializar apreendidos. Os investigadores constaram que os ingressos estavam sendo vendidos pelos cambistas por até R$ 120,00, valor 400 por cento acima do cobrado na bilheteria do estádio de Pituaçu.

Com a proximidade da realização de eventos esportivos internacionais na Bahia, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a “Operação Brasileirão 2011”, foi elaborada especificamente para coibir a prática do cambismo nos estádios de futebol.

“Nosso objetivo não é apenas prender o cambista, mas também atingir a organização criminosa que existe por trás da venda ilegal de ingressos. É direito do torcedor, que também é consumidor, comprar seu ingresso pelo preço real”, declarou Oscar Araújo.