Seguem em ritmo acelerado as obras de construção do sistema de abastecimento de água tratada para o distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus. As obras envolvem a construção de um sistema de captação, tratamento e distribuição, e estão sendo executadas pela CERB e Embasa, e foram solicitadas pela vereadora Enilda Mendonça junto ao mandato do deputado federal Josias Gomes, a partir de indicação da direção do Instituto Biofábrica da Bahia.

A Biofábrica, que tem sede nas proximidades do distrito, é quem fornece água potável para a comunidade, a partir de sua estrutura de irrigação. De acordo com o presidente da instituição, Jackson Moreira, mesmo com esse fornecimento, havia uma demanda social, de saúde pública, para a universalização de fornecimento e distribuição de água tratada. “Sempre fizemos uma distribuição por meio de carro-pipa, mas estamos no século 21, e a água é um bem essencial, do qual aquela população é privada desse direito”.

Visita

A vereadora Enilda Mendonça visitou as obras, na manhã dessa sexta-feira (8) e ficou animada com o andamento do trabalho. “Vimos que a parte dos reservatórios para a distribuição já está concluída, assim como a tubulação que vai levar a água até as casas”.

Ela destaca que ssa parte foi construída pela CERB, e agora “vamos cobrar da Embasa a concluída da estação de tratamento e a ligação nos domicílios, com a colocação dos hidrômetros. A indicação que temos da empresa é que este serviço pode ser concluído em um período de dois meses”, afirma a parlamentar.

A visita foi guiada pelo presidente da Associação de Moradores do distrito do Banco do Pedro, Raimundo Góes.