Foi concluído na segunda-feira (8) o processo licitatório para contratação da nova empresa que vai fazer a divulgação dos atos do Legislativo Municipal de Itabuna. A vencedora foi a agência Visão Propaganda (BS Marketing, Assessoria e Promoções LTDA).

O certame foi regido pela modalidade carta-convite, em que 10 empresas foram convidadas, oito aceitaram receber a carta e apenas uma apareceu para concorrer. Mesmo assim, anuncia a assessoria da Câmara, a taxa de administração ficou abaixo do teto 20% do valor global do contrato, que era de R$ 27 mil a serem gastos até dezembro.

A nova empresa vai substituir a Mozaico Fábrica de Resultados, que acabou envolvida nos mal feitos investigados pela Comissão Especial de Inquérito concluída semana passada – segundo denúncias do homem-bomba Eduardo Menezes, a Mozaico fazia o repasse da mesada de R$ 20 mil ao presidente da Mesa Diretora da ‘egrégia Casa’, Clóvis Loiola.

O orçamento a ser utilizado até o fim do ano pela Visão propaganda não chega a R$ 30 mil – o que, se fosse com o antigo sistema, não daria dois meses de propina para o presidente – mas a direção da Casa espera fazer “milagres” com a verba chocha.

O curioso é que o diretor-administrativo da Câmara, Antônio Carrero, alardeia que a ordem por lá é cortar custos para sobrar algum para pagar pepinos e “evitar que o presidente tenha as contas rejeitadas”. Assim, pode parecer que abrir mão dessa grana é um ato de renúncia e auto-sacrifício, o que poderia parecer pouco provável.

Mas, olhando bem, vê-se mesmo um simbolismo místico nisso tudo: sai a ‘fábrica’ de resultados, que representava o materiali$mo da coisa, e entra em cena a visão de um futuro alvissareiro, mesmo com verba minguada. Mas o pouco com Deus é muito, já diz o adágio.

Essa ‘bobaginha’, como gosta de dizer Geraldo Simões, servirá, na verdade, como um auxílio-milagre a São Judas Tadeu – o santo das causas impossíveis -, que já foi chamado a operar mais um de seus extraordinários feitos.

This is show time, people!