Boa notícia para quem ama o espaço sideral – ou simplesmente, quer ver estrelas de perto, sem tirar os pés do chão. As obras do planetário de Vitória da Conquista devem ser finalizadas no próximo mês de julho, segundo a prefeitura. Um aditivo no contrato permitiu que a empresa responsável pela instalação da cúpula  dome screen do planetário – que permitirá a imersão na tecnologia tridimensional – projeções em 3D, sem auxílio de óculos.

Até o próximo mês, uma equipe técnica de Curitiba (PR) fará uma vistoria na obra para verificar se o local atende aos padrões. Em caso positivo, a cúpula será instalada pela empresa americana contratada para o serviço, e o equipamento estará liberado para o funcionamento.

Sobre o planetário

Em setembro de 2011, a prefeitura de Vitória da Conquista anunciou a construção do equipamento, cujas obras teriam início em outubro do mesmo ano, com inauguração prevista para junho de 2012, num orçamento geral estimado em R$ 3 milhões – R$ 1,2 milhão só para o Planetário -, o que não ocorreu. Nesse período, foi anunciada apenas a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do planetário.

O planetário, que funcionará no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o equipamento contará ainda com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.

(Imagem ilustrativa – Planetário di Padova. Com informações do Blog da Resenha Geral)