O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vive num estado de temor permanente: ao se afastar do cargo para se submeter a intervenção cirúrgica, quem assume imediatamente o seu lugar por alguns meses é justamente o seu arquiinimigo (e agora adversário político), o vice-prefeito Mário Alexandre, do PSD.

E tem razão para isso: como se sabe, recentemente, ao se afastar por algumas semanas do cargo por problemas de saúde, Mário Alexandre e o PSB, segundo garantia de Newton Lima, tentaram aplicar um golpe no governo. E agora, ele retorna aos holofotes, com Ilhéus comandada pelo PT.

O temor de Newton Lima é Mário Alexandre desmantelar o governo, promovendo demissões e nomeando pessoas ligadas ao seu grupo político e de sua mãe, a deputada Ângela Sousa.

Trombonada: é por essas e outras que alguns secretariáveis ilheenses, ao serem sondados pelo prefeito para a possibilidade de virem a assumir alguma pasta no governo, respondem ao convite com um pedido estranho: “prefeito, não me leve a mal. Mas só te mostro meu currículo se o senhor mostrar o resultado de seu último check-up”.