Após sua passagem pelo comando do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, com sede em Itabuna, o tenente-coronel Manfredo Santana já assumiu suas novas funções na corporação. Ele foi nomeado Corregedor Adjunto do Corpo de de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com sede em Salvador, para onde o oficial vai se transferir nos próximos dias.

Manfredo diz que deixou o comando em Itabuna com a sensação de dever cumprido, não só pelas realizações em termos de estrutura, mas por ter prestado serviços relevantes no comando do grupamento em momentos de crises severas, a exemplo das enchentes de 2021.

Naqueles momentos a cidade estava sem comando, já que o prefeito Augusto Castro não conseguia sair de casa, e alguns políticos chegaram a tentar assumir a direção dos trabalhos de enfrentamento do desastre, mas a experiência de bombeiro militar falou mais alto. “Foram momentos que demandaram decisões precisas, porque tivemos uma situação de calamidade que atingiu não apenas Itabuna, mas diversas cidades do sul da Bahia, e tudo ao mesmo tempo”, lembra.

Por falar em estrelas gemadas e condecorações, o militar coleciona honrarias civis por seu trabalho em Itabuna. Já foi agraciado com a Comenda Tomé de Souza, além de já estar prestes a receber a Medalha Dois de Julho – maior honraria do Estado da Bahia -, assim como para a medalha J.J. Calmon de Passos, maior honraria do Ministério Público da Bahia. Também está indicado para receber o título de Doutor Honoris Causa pela Uesc.

Todo esse reconhecimento provém, afirma, do trabalho desenvolvido na gestão do 4º GBM, que envolve a atuação administrativa, mas também a atividade operacional. Na gestão, executou obras de destaque, como a construção de uma piscina semiolímpica, pista de atletismo e um consultório odontológico.

“Tudo isso me causa orgulho, mas é especialmente gratificante deixar a cidade com a maior malha de hidrantes públicos da Bahia, o que significa que a cidade está bem mais preparada para enfrentar emergências”, afirma o tenente-coronel Manfredo.

Política

A atuação na enchente, somada ao trabalho de gestão à frente do GBM, levaram o nome do ex-comandante ao topo das apostas políticas, já que as lideranças locais, regionais e estaduais não deixaram de notar suas habilidades como administrador e seu carisma político. O próprio tenente-coronel não esconde seu desejo de contribuir politicamente com a cidade que o abraçou há 20 anos.

“Não descarto, no futuro, uma candidatura em Itabuna, mas nesse momento só penso em minha carreira militar, uma vez que em breve terei tempo para me aposentar, mas também a possibilidade de fechar [a carreira militar] como coronel. Mas, após cumprir minha missão no Corpo de Bombeiros, o horizonte é amplo”, declarou Manfredo.